sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

CAPOEIRA E SUA ORIGEM

Johann Moritz Rugendas
Capoeira or the Dance of War(1835).(Johann Moritz Rugendas)
Boa tarde!
Ontem não consegui postar fui ao medico e não cheguei muito bem.

Mas, vamos lá! Hoje estarei falando da origem da capoeira e depois de fazer algumas pesquisas o que eu achei mais coerente estarei colocando aqui.

Não existem documentos suficientes que comprovem a origem da capoeira. As opiniões recaem sobre duas fortes correntes, uma que ela tenha nascido na África e vinda de lá com os escravos e a outra que ela tenha sido criada pelos escravos no Brasil.
    A discussão é interminável: pesquisadores, folcloristas, historiadores e africanistas ainda buscam respostas para a seguinte questão: “A capoeira é uma invenção africana ou brasileira?” Teria sido uma criação do escravo com fome de liberdade? Ou invenção do indígena? As opiniões tendem para o lado brasileiro, e aqui vão alguns exemplos: no livro "A Arte da Gramática de língua mais usada na Costa do Brasil" do Padre José de Anchieta, editado em 1595, há uma citação de que "os índios Tupi-Guarani, divertiam-se jogando capoeira". Guilherme de Almeida no livro "Música no Brasil", sustenta serem indígenas as raízes da capoeira. O navegador Português Martim Afonso de Sousa, observou tribos jogando capoeira. Como se não bastasse, a palavra "capoeira" (CAÁPUÉRA) é um vocábulo Tupi-guarani, que significa "mato ralo" ou "mato que foi cortado”. 
        Num trabalho que foi publicado pela XEROX do Brasil, o professor austríaco Gerhard Kubik, antropólogo e membro da associação mundial de folclore e profundo conhecedor de assuntos africanos, diz estranhar “que o brasileiro chame capoeira de Angola, quando ali não existe nada semelhante.
     Também o estudioso Waldeloir Rego, que escreveu o que foi considerado o melhor trabalho sobre este jogo, defende a tese de que a capoeira foi inventada no Brasil. Brasil Gerson, historiador das ruas do Rio de Janeiro, acha que o jogo nasceu no mercado, quando os escravos chegavam com cesto (capoeira) de aves na cabeça e até serem atendidos, ficavam brincando de lutar, surgindo daí a verdadeira capoeira. Antenor Nascente, diz que a luta da capoeira está ligada à ave Uru (odontophorus capueira-spix), cujo macho é muito ciumento e trava lutas violentas com o rival que ousa entrar em seus domínios (os movimentos da luta se assemelham aos da capoeira). Por fim, Câmara Cascudo, afirma "ter sido trazida pelos banto-congo-angoleses que praticavam danças litúrgicas ao som de instrumentos de percussão" transformando-se em lutas aqui, no Brasil, devido à necessidade de defesa destes negros!(Silva, 2002 ).
    A Capoeira, desde seu aparecimento, foi considerada uma ameaça, sendo perseguida pela polícia e marginalizada pela sociedade. Perseguida, por conter elementos de luta que poderiam facilitar a fuga dos escravos, e por medo de que os capoeiristas pudessem participar de movimentos contra o regime político. Marginalizada, por uma sociedade racista que via tudo que o negro fazia como algo imundo e/ou, promíscuo e/ou religioso, e não iriam deixar que a cultura negra sujasse "o seu branco total". 
       Os primeiros documentos sobre a capoeira são do Séc. XIX, mas alguns autores da atualidade imaginam que a capoeira era praticada nas senzalas como uma brincadeira de Angola, que escondia uma arma mortal. "O feitor chegava e comentava: novamente estes negros com suas brincadeiras de Angola. O passo da dança e o ritmo da música escondia o perigo da luta que não podia ser evidenciada na frente do feitor" (Areias).                                                                                  
        Acreditam também que os escravos jogavam capoeira nas portas dos mercados, enquanto esperavam que estas se abrissem.Acredita-se que os negros nunca deixaram de lutar, e muitas vezes, nas fazendas e ou nas cidades, usavam os golpes, da capoeira, como arma para fugir das mãos dos jagunços e capitães de mato. 
     O Quilombo dos Palmares foi o maior reduto dos Quilombolas, (Escravos fugitivos ) mas não se tem documentos sobre a capoeira lá, e foi no século XIX que ela teve seu apogeu. (Brito, 1998, pg.27).
Ouviu-se falar de capoeira pela primeira vez, durante as invasões holandesas de 1624, quando os escravos e índios, (as duas primeiras vítimas da colonização), aproveitando-se da confusão gerada, fugiram para as matas. Os negros criaram os Quilombos, entre os quais o mais famoso Palmares, cujo líder foi Zumbi, guerreiro e estrategista invencível diz a lenda, ter sido ele capoeira. Após esta época, houve um período obscuro e no renascimento do século XIX, transformou-se em um fenômeno social, que tomou conta de centros urbanos como o Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
fonte de busca: capoeiraabapai.com.br
Tese de Pós Graduação do Mestrando Hélio Dendê (Helio S. SAntos)





Nenhum comentário:

Postar um comentário